domingo, 17 de junho de 2007

Jony e Casi... dois seminas perto de si.

Jony
De que servem as palavras se a casa esta vazia...
Casi
Estas mesmo espiritual.
Jony
et nunc tibi loquar, cornute!
Casi
Santa Maria.
Jony
Vives ai com algum bispo
Casi
Não porque?
Jony
Porque Santo António disse isto a um Bispo
Isto quer dizer: agora falarei para ti oh mitrado/poderoso/cornudo
Casi
Pois já percebi. Santo António andava possesso.
Jony
Dizem que o bispo estava distraído
Casi
É mesmo coisa de tuga, sempre a mandar uma boa no tempo oportuno… nós de facto temos mau génio de nascença.
Casi
Então os exames que tal?
Jony
O de arte crista correu muito bem
Casi
Então tens queda para a arte…
Jony
Sim… bem tenho de ir estudar…
Casi
Também eu… tenho exame de românico na segunda.
Jony
Românico! Isso é fácil…
Casi
Ai sim, então diz-me as características da escultura do 1º românico francês?
Jony
Está-se mesmo a ver, românico vem de Roma.
Casi
Já estas a meter a pata na poça e ainda só escreveste uma linha!
Jony
Ora França se frança tem romanico, Napoleão Imperador de França, Napoleão era um grande escultor…
Casi
Já vi que sabes, vai em paz.
Jony
Eu só estudei, ate as catacumbas e sobre as catequeses baptismais
Jony
o Bom Pastor, o fenix e o orante, a ancora
Casi
O Bom Pastor que está ligado ao Moscóforo, da arte grega do sec.V a.C..
Casi
E estudaste o crismon e o o tetramorfos, não?
Jony
Os amorini
Casi
Os Barberini
Jony
Putini…
Casi
Raios tapartini
Jony
4 Estações
Jony
Esta tem nome de pizza
Casi
Não… isso é de Vivaldi.
Jony
Ou de Mozart?
Casi
Não. Pisa é do renascimento.
Jony
Alguma coisa a Tchaikovski?
Casi
Não! Mozart, não era alemão? e Tchaikovski é Russo?
Jony
Ai não… paleo cristão.
Casi
De Tchaikovsky tens o Lago dos Cisnes.
Jony
Afinal… não correu muito bem.
Casi
Também tem umas estações para piano de Tchaikovski … agora nas catacumbas, eu optava pela de Priscila…
Jony
Ainda tens as catacumbas de S. Sebastião
Casi
De S. Sebastião só conheço a Ermida ai abaixo.
Jony
É na 3ªmilha da Via Ápia.
Casi
Para a via Ápia? Apanhas o 16 que passa por S. Bento
Casi
Dai Bento XVI, que mora ao fim da Via Ápia.
Jony
16 não. Esse é para o Cais do Sodrê.
Casi
Cais do Sodrê? Isso cheira-me a sotaque brasileiro.
Jony
Não. Isso é na Colina do Vaticano.
Casi
Quem? O Cais Sodré, ou a Via Ápia?
Jony
Onde o Papa mora.
Casi
O Papa moro? Mas não era alemão?
Jony
Não sei se sabes, mas dizem que o S. Pedro foi ali enterrado?
Casi
Onde? Ali ou na Cova da Moura?
Jony
No Vaticano
Casi
Coitado! Vê o que acontece quem vai ao Vaticano.
Jony
Dizem que fizeram um basílica enorme.
Casi
Vai a o vaticano e acaba enterrado.
Jony
Coitadinho. Aposto que S. Pedro foi lá para ver o Papa e morreu.
Casi
Não. Acho tinha ido lá por causa das obras. Morreu de desgosto só pode. Não gostou das obras da Basílica!
Casi
Pois! Por falar em obras, tu vens dia 24.
Jony
A igreja e inaugurada nesse dia
Casi
Qual igreja? A Basilica? Aquilo já não esta aberta a uns anos?
Jony
A da Amora
Casi
Ja esta pronta?
Jony
Não. Mas não estou a ver o que é que uma coisa tem a ver com a outra.
Casi
Pois... Tradções estupidas...
Jony
Mas é a maior igreja da Diocese e a segunda maior do pais.
Casi
Sim…uma grande paróquia. Com vídeos no Youtube e tudo!
Jony
Por amor de Deus… Poupa-me a humilhações.
Casi
Não te preocupes. Toda a gente sabe que a Amora é da Diocese de Castrata.
Jony
Por via das dúvidas, eu sou da paróquia do Faralhão.
Casi
Sempre gostaste daquela paróquia.
Jony
Claro. Sempre esteve no meu coração
Casi
Vou à missa.
Jony
Eu vou estudar. Adeus.
Casi
Beijos á prima.

Sem comentários: