domingo, 10 de junho de 2007

Corpus Christi

Hoje, em muitas partes do mundo a Igreja celebra a Solenidade do Santissimo Corpo e Sangue de Jesus. Em Pamplona, depois da Missa houve a Procissão pela Cidade. De volta à Catedral, segundo uma secular tradição, houve o Baile de los Seises ante el Santissimo, uma dança executada por seis rapazes, que vestidos a rigor num traje palaciano de séc. XVIII, executaram as danças de inspiração medieval, numa atitude de profunda devoção e adoração ao santissimo solenemente exposto. Depois das palavras de despedida do Sr. Arcebispo, no pórtico da Catedral os Danzantes de San Lorenzo, encerraram os festejos, com um reportório cheio de movimento, que "enfeitiçou" o público.
Hoje com mais razão do que nunca faço minhas as palavras desta lindissima Oração de Santo Inãcio:

Anima Christi
(Alma de Cristo)

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro das Vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que eu me separe de Vós.
Do inimigo maligno defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me,
E mandai-me ir para Vós,
Para que Vos louve com os Vossos Santos,
Pelos séculos dos séculos.
Amen.


Santo Inácio de Loyola

Sem comentários: