terça-feira, 24 de julho de 2012

padre... pároco

As alegrias da nossa vida, nem sempre provêm das coisas que realizamos, nem tão pouco das que somos protagonistas.
Neste domingo, por deveres de Vigário, mas sobretudo pelo dever da amizade, participei na tomada de posse do novo Pároco de Miratejo, Pe Daniel Miguel e foi precisamente no discurso de entrada na Paróquia do Padre Daniel, que vivi um dos  momentosbonitos da minha vida.
Tudo isto, por causa de uma frase, uma única frase, dizia o padre: "No Baptismo os meus pais entregaram-me a Deus, na ordenação Deus entregou-me ao Bispo, na tomada de Posse o Bispo entregou-me a vós". E a voz, digo eu, a voz do Pastor!
Andei por ali perdido nestas palavras, a nevegar pelo seu sentido profundo: aqui resume-se a missão do Pároco, aqui resume-se a essência do ser padre! Santo Agostinho dizia ao seu povo hipónico: "convosco sou baptizado para vós sou Bispo", ou qualquer coisa assim! A missão de um Padre ou Bispo anda aqui pela tensão entre o ser para o seu Povo e o ser para Deus!
Dou graças a Deus por ter ouvido estas palavras, renovaram-me, de forma particular, no meu ser pároco. Dou-Te Graças.

3 comentários:

Edu disse...

Essas palavras também me tocaram muito. E ainda mais pela maneira como elas foram ditas e sentidas... Que Deus o acompanhe e guarde com este novo rebanho!

Casih disse...

É verdade compadre! Tens razão, e talvez por por essa forma de dizer, é que tocaram :))
abraço

Tiago Avelar disse...

Como paroquiano de Miratejo/Laranjeiro, ao ouvir e sentir a profundidade destas palavras do Pe Daniel,apercebi-me que-apartir daquele dia e daquela Eucaristia- tinha-me sido entregue pelo Sr Bispo o novo pastor desta paróquia que tanto amo. Senti que o Senhor me incumbia da responsabilidade de acolher e ajudar no que eu puder e souber o novo Pároco. Rezei e rezo a Jesus e Maria para que também todos os outros paroquianos sentissem esta responsabilidade que o Senhor nos chamava a assumir. Que o Pe Daniel Miguel e a Paróquia de Miratejo/Laranjeiro sejam-a uma só voz, num só corpo e numa só alma-sempre fiéis aos compromissos assumidos perante Deus e a comunidade no difícil caminho da conversão!

José Tiago Avelar