segunda-feira, 3 de maio de 2010

VISITA PAPA BENTO XVI A PORTUGAL

"escrevo para não elouquecer"

A frase não é minha, é da nossa última Rainha, S.A.R. Dª Amélia, e diz perfeitamente, aquilo que no meu espirito vai por estes dias!

As contestações à visita do nosso Papa continuam... e ouvi inclusivé uma noticia que me deixou altamente perplexo: dois estudantes da Universidade Católica, decidiram distribuir preservativos durante a visita do Papa.

Os ditos estudantes, lá estavam a falar para as televisões, obtusamente satisfeitos com o seu gesto rebelde de adolescentes-mimados-contrariados.

Mas se agora a moda, é protestar contra a visita de um Chefe de Estado, distribuindo peças-representativas, eu tenho a alegria de dar umas ideias para futuras distribuições:

Presidente Angola: distribuir diamantes - em protesto contra escravatura de crianças na sua exploração;
Presidente E.U.A.: distribuir submetrelhadoras Thompson - em protesto contra proliferação armas;
Presidente China: distribuir bicicletes - em protesto contra desrespeito protocolo Quioto;
Presidente Russia: distribuir Matrioshka - em protesto contra crescente exploração sexual;

...e estou disponivel para o brainstorming de preparação da visita de qualquer presidente.

Mas impressiona-me a burrice chapada destas criaturas, pois está claro que os ditos estudantes não são católicos, e que se uniram à brigada anticatólica para protestar contra o Papa, mas se assim é, porque estudam numa Universidade Católica??

Porque a UCP é garante de uma boa educação e formação?
Porque a UCP é das melhores Universidades do pais e é garante de um verdadeiro diálogo coerente entre fé e ciencia?
Porque a UCP tem professores que estudam e ensinam em vez de andarem nas universidades apenas para aproveitar os secretarios/estagiários para escrever os seus livros enquanto estes dão consultas nas suas clínicas/consultórios/escritórios privados??

Mas mesmo assim alegra-me uma coisa na rebeldia adolescente destes dois estudantes, é que a visita do Papa não lhe é indiferente, e a doutrina moral da igreja também não. Bento XVI de facto incomoda, é também para ele que se dirigem certamente as palavras de Mateus 5, 12:
Bem aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem, falsamente, toda a espécie de mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois também assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Os Judas dos nossos dias continuam a trair, a atraicionar, a fingirem-se de cordeiros. Andam na UCP, nas igrejas, e nas procissões. Dão entrevistas, escrevem para jornais e passam-se por intelectuais.

Os Judas dos nossos dias continuam a beijar...

Os Judas dos nossos dias precisam também de serem perdoados. Se alguém vos oferecer um preservativo acho que devemos seguir o conselho de João pereira Coutinho: abracem-no e digam: "meu querido irmão, mesmo assim Deus ama-te: vai e não tornes a pecar".

2 comentários:

Josep Iborra Plans, Zezinho disse...

Pe Casimiro. Somente uma palavra. Tem uma igreja que está agonizando: A Igreja da Cristiandade. Uma Igreja onde Pedro ainda chefe de estado territorial, nem que seja de uma nação simbólica. Uma Igreja que pretende impor sua verdade ao mundo. Uma Igreja que pretende moldar e que quer idenfificarse com uma civilização, uma sociedade. Hoje não é mais assim: Estamos num mundo plural e diversificado. E a nossa Igreja tem perdido autoridade moral com os abusos sexuais. Recupera-la deve passar necessariamente por abandonar atitudes de condena, de autosuficiência (vai e não distribui mais camisinha, menino)de poder, de autoridade, de poderosas PUCs... por atitudes de serviço, de escuta humilde, de diálogo, para descobrir o que Deus tem a nos dizer hoje(os signos dos tempos do Concílio. Aí temos um novo lugar para interpretar a Palavra e para descobrir o que a Revelação de Deus está para nos dizer hoje.

Andreia Sécio disse...

Dificilmente alguém diria melhor...era mesmo que esses estudantes e muitos outros lessem este post...Gostei!!! Bem dito. Viva o Papa...e viva o meu querido amigo!