segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

É tempo de recomeçar…

Para recomeçar é bom relermos as palavras de Qohélet (Eclesiastes) em 3, 1-8, e voltarmos a pensar no nosso tempo e o que fazemos dele.
O que fazemos nós do nosso tempo? Como o gastamos? Como o aproveitamos? O tempo é, também ele um dom, é um outro talento sobre o qual também teremos de dar contas ao Senhor do tempo quando Ele vier.
No início deste ano seria bom que reflectissemos no tempo que Deus nos concede, como uma proposta ou um convite para recomeçarmos. Recomeçar não é olhar para trás com pena daquilo que não temos, não somos ou não fizemos.
Recomeçar é agarrar em tudo aquilo que fiz e não fiz e aprender com isso. Recomeçar é fazer mais e melhor. Recomeçar é porventura agarrar no meu pecado, purificá-lo e com ele construir. Também as grandes construções se fizeram com pedras cheias de imperfeições. Não devemos esquecer que a Pedra angular de Deus foi aquela que os construtores rejeitaram. Recomeçar não é fechar os olhos àquilo de que não gostei, é fazer disso mesmo também uma lição de vida.
Ano novo é por isso, tempo de recomeçar. Não é tempo de fazer tudo de novo, pois assim só se cometem os mesmos erros. É tempo sim, de agarrar as lições que aprendi e ir mais longe.
Recomeçar, é olhar de novo para o presépio de Belém e depois de adorá-lo voltar a casa, mas por outro caminho.
Santo ano, cheio das bênçãos e graças do Senhor.
imagem: MOISÉS, carvão s/papel, colecção particular.

1 comentário:

canoa disse...

Ah, pois... o tempo que temos, serve para aproveitar para revitalizar a nossa vida.
Obrigada por esta partilha, Casih.